Linguagem de marcação - Uma breve introdução

07:42 4 Comentários

A linguagem de marcação (markup language) é um conjunto de códigos para editar dados como textos e imagens. Elas foram desenvolvidas para facilitar a estruturação de códigos para internet.

GML e o SGML


        A IBM (International Business Machines) desenvolveu a linguagem GML, que com suas "tags" dividiam o código em capítulos, seções, tabelas, listas, parágrafos e outras subdivisões. Essas "tags" ( < tag exeplo > ) possuem pré-formatações, o que facilita uma programação mais ágil com diversos aspectos visuais. Se procurar "GML Starter Set" encontrará o conjunto de tags GML da IBM (em inglês). 

       O SGML foi, de certa forma, uma melhora do GML. A partir da nova versão os documentos feitos com suas referências poderiam ser lidos em qualquer compilador SGML, o que deixou ainda mais versátil.  Assim, o SGML tornou-se referencia na criação de linguagens de marcação.






                                             XML

       Extensible Markup Language (XML) foi criada pela 3W ( Consórcio World Wide Web) com base no SGML. Seu objetivo focava na leitura do código tanto pela máquina quanto pelo programador, além da simplicidade, generalidade e usabilidade em toda a internet. Programas como .NET Framework e iWork da Microsoft e Apple, respectivamente, utilizam arquivos em XML. As recomendações mais recentes para esta linguagem é o XML Schema.






OWL

       Web Ontology Language (OWL)  é uma linguagem criada para o processamento de dados pela máquina e não só exibir na tela. Baseada também em XML, a OWL é uma recomendação da da W3, portanto um padrão. Sua linguagem é caracterizada pela semantica formal , recomendada para objetos chamados Frameworks de Recursos Descritivos (RDF) desde 2004 (até então usavam XML).





Referencias
Wikipedia
WhatIs
SearchSOA
W3

4 comentários:

  1. Muito bom, ajuda muito a entender sobre as linguagens de marcação.
    PS.: Só uma correção, o Consórcio World Wide Web é "W3C", mesmo o link contendo apenas "W3".

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  2. Gostei do post... Achei bacana vcs terem tirado o foco do HTML e mostrado outras linguagens de marcação menos conhecidas, parabéns pela exposição!

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