Uma introdução aos paradigmas de programação
Mais não é melhor (ou pior) que menos, apenas diferente - O paradoxo do paradigma
Uma das habilidades mais importantes e notáveis na ciência da computação é a capacidade não apenas de resolver um problema, mas de resolvê-lo de forma inteligente. Para isso é preciso conhecer as melhores práticas e ter em mãos as melhores ferramentas para que dessa forma uma solução eficaz seja desenvolvida. Os paradigmas de programação estão diretamente relacionados a essa eficácia. Cada paradigma oferece uma metodologia diferente juntamente com uma série de conceitos para melhor resolver um tipo de problema. Assim, saber quando e como usá-los se torna algo essencial.
Organização Linguagem X Paradigma X Conceito |
Os paradigmas de programação são compostos por conceitos matemáticos e/ou por uma coleção de princípios coerentes. Eles servem de base para construção da estrutura e dos elementos dos programas de computador, tanto que a capacidade e estilo das várias linguagens são definidas pelos paradigmas que por elas são suportados. Algumas linguagens são desenvolvidas para seguir apenas um paradigma, já outras utilizam-se de vários. São as chamadas linguagens de programação multi-paradigma (Scala, D, Ada, Oz). Os paradigmas de programação mais conhecidos são: Imperativo, Declarativo, Funcional, Orientado a Objetos, Procedural e Lógico.
As linguagens comerciais atuais geralmente possuem apenas um ou dois paradigmas diferentes, o que é uma pena, já que existem problemas que poderiam ser resolvidos de forma mais clara se conceitos de outros paradigmas fossem implementados. Idealmente, uma linguagem deveria suportar várias formas diferentes de se atacar um problema, para que dessa forma ficasse a cargo do programador escolher a forma mais eficaz, sem ficar preso a limitações conceituais.
Assim concluímos o primeiro contato com os paradigmas e seus conceitos, descobrimos o que significa um paradigma, sua importância, e como eles influenciam na construção das linguagens. Futuramente, os principais paradigmas serão tratados individualmente em posts, então não se esqueça de seguir o blog para receber todo o conteúdo aqui postado, e também compartilhe sua opinião nos comentários.
Referências:
Referências:
- Programming Paradigms for Dummies: What Every Programmer Should Know - Peter Von Roy
- Programming Paradigms (http://cs.lmu.edu/~ray/notes/paradigms/)
Bela explicação, um bom texto para explicar que uma linguagem não é "melhor" que outras, udo depende de qual paradigma deseja utilizar, e a qual linguagem é adequada ao problema.
ResponderExcluirEsse post me lembrou de Dafny... o foco dela em verificação tem muito potencial
ResponderExcluirNão fazia ideia dessa relação entre paradigmas e linguagens.
ResponderExcluir