A ascensão de Javascript

20:22 4 Comentários

Estamos vivenciando uma revolução na forma como os sites e o front-end das aplicações são desenvolvidos. O termo JavaScript era normalmente e comumente citado como um complemento para outras linguagens de programação. As coisas mudaram, JavaScript amadureceu e está mostrando o seu poder.

Nos últimos cinco anos, houve uma explosão no surgimento de frameworks de JavaScript. Se antes essa linguagem só era empregada de forma auxiliar, hoje ela pode ser usada de diversas maneiras, em diversas camadas de desenvolvimento. Conheça algumas das tecnologias inovadoras que estão usando essa linguagem como base de operações.

AngularJS


Framework de código aberto mantido pelo Google e pela comunidade de desenvolvedores, é hoje o ícone principal quando se trata de aplicações Web utilizando JavaScript. Seu foco é simplificar o desenvolvimento de aplicações usando o conceito de Single Page Applications (SPA). AngularJS estende o código HTML das páginas para poder interagir diretamente com os componentes Web através de suas diretivas.

A Framework JavaScript da Google é tida atualmente como uma tendência de mercado, sendo citada em quase todas as edições do Radar Technology da Thoughtworks, uma espécie de aglomerado de análises de especialistas da área sobre as tecnologias do momento.

Ember.js


Também de código aberto, Ember.js é um dos frameworks para desenvolvimento de aplicações Web. Mesmo sendo um dos frameworks mais novos do mercado, Ember.js chama atenção por conta dos seus clientes e parceiros. Multinacionais de enorme valor, como Yahoo, Twitch e Groupon, já usam essa tecnologia em algumas de suas aplicações. É tida como uma referência para a evolução dos demais frameworks.


Node.js


Outro framework de código aberto e que, surpreendendo toda a comunidade de desenvolvedores, opera no lado do servidor. Utilizando JavaScript como linguagem, Node.js se destaca por ser multi-plataforma, podendo rodar em diversos sistemas operacionais, e por ser independente dos tradicionais Apache e IIS, já que possui suas próprias bibliotecas que permitem que suas aplicações funcionem como Web servers.

Referencias

4 comentários:

  1. Interessante falar dos frameworks, eles ajudam bastante no desenvolvimento de websites e aplicações webviewer, principalmente se for necessário usar alguns recursos back-end sem a necessidade de usar linguagens próprias para estes.

    ResponderExcluir
  2. Estou usando angular e apesar de as vezes parecer confuso me parece uma framework muito boa! Aliás, o angular 2.0 tá chegando e vai mudar muita coisa, inclusive vai oferecer suporte pra linguagem que muitos dizem que vai superar o JavaScript, o TypeScript! É interessante como uma uma linguagem como javascript cresceu desse jeito... Ótimo post! :D

    ResponderExcluir