Computação Ubíqua
A internet tem evoluído e se tornado acessível ao ponto de que alguns especialistas acreditam que no futuro todos os objetos com os quais interagimos estarão conectados. Um deles é o cientista norte-americano Mark Weiser, que denominou de computação ubíqua a presença absoluta da computação no nosso cotidiano.Computação ubíqua não se trata precisamente de internet, mas provavelmente será por meio dela que conectaremos todo tipo de dispositivo, seja sua geladeira ou o seu carro. Internet das Coisas, Web 4.0 e Computação Ubíqua são conceitos fortemente relacionados.
O objetivo é tornar a relação homem-computador menos perceptível, de modo a humanizar ou mascarar o lado máquina das interações. Um bom exemplo são as assistentes virtuais Siri e Cortana. Elas são programadas para terem senso de humor e interpretar contextos do cotidiano do usuário, como oferecer sugestões de restaurante baseado na sua localização e gostos pessoais. Imagine então um assistente pessoal presente em todos os dispositivos que usar, onisciente e onipresente, que possa gerenciar todos os aspectos da sua vida. Ao mesmo tempo que impressiona, assusta, não é mesmo?
Não sabemos de que forma as empresas pretendem monetizar em cima disso (o que elas pretendem bisbilhotar), portanto é provável que demore um pouco pra esse conceito estar claramente visível no dia a dia. Espero que muito seja discutido e que a tecnologia realmente melhore a vida das pessoas.
Realmente, esse tema gera muita discussão.. me lembrou até essa notícia aqui de implantação de chip no corpo humano...
ResponderExcluirhttp://www.economist.com/news/science-and-technology/21654013-first-organ-chips-are-coming-market-and-regulators-permitting-will-speed
ResponderExcluirAquele momento em que você pensa que as coisas que vemos nos filmes futuristas podem ser bem reais em breve.
ResponderExcluir