Computação Ubíqua

16:11 3 Comentários

A internet tem evoluído e se tornado acessível ao ponto de que alguns especialistas acreditam que no futuro todos os objetos com os quais interagimos estarão conectados. Um deles é o cientista norte-americano Mark Weiser, que denominou de computação ubíqua a presença absoluta da computação no nosso cotidiano.
Computação ubíqua não se trata precisamente de internet, mas provavelmente será por meio dela que conectaremos todo tipo de dispositivo, seja sua geladeira ou o seu carro. Internet das Coisas, Web 4.0 e Computação Ubíqua são conceitos fortemente relacionados.
O objetivo é tornar a relação homem-computador menos perceptível, de modo a humanizar ou mascarar o lado máquina das interações. Um bom exemplo são as assistentes virtuais Siri e Cortana. Elas são programadas para terem senso de humor e interpretar contextos do cotidiano do usuário, como oferecer sugestões de restaurante baseado na sua localização e gostos pessoais. Imagine então um assistente pessoal presente em todos os dispositivos que usar, onisciente e onipresente, que possa gerenciar todos os aspectos da sua vida. Ao mesmo tempo que impressiona, assusta, não é mesmo?
Não sabemos de que forma as empresas pretendem monetizar em cima disso (o que elas pretendem bisbilhotar), portanto é provável que demore um pouco pra esse conceito estar claramente visível no dia a dia. Espero que muito seja discutido e que a tecnologia realmente melhore a vida das pessoas.

3 comentários:

  1. Realmente, esse tema gera muita discussão.. me lembrou até essa notícia aqui de implantação de chip no corpo humano...

    ResponderExcluir
  2. http://www.economist.com/news/science-and-technology/21654013-first-organ-chips-are-coming-market-and-regulators-permitting-will-speed

    ResponderExcluir
  3. Aquele momento em que você pensa que as coisas que vemos nos filmes futuristas podem ser bem reais em breve.

    ResponderExcluir